A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1984

vinha, cercou-a com uma sebe; e cavando na terra, ali construiu uma torre; depois, arrendando-a a vinhateiros, dali se foi para uma região distante.

Ora, estando próximo o tempo dos frutos, ele enviou os seus servidores aos vinhateiros, para recolher os frutos de sua vinha. – Mas os vinhateiros, tendo se apoderado de seus servidores, atacaram um, mataram o outro e lapidaram um outro. – Ele lhes enviou ainda outros servidores, em maior número do que os primeiros, e os trataram do mesmo modo. – Enfim, ele lhes enviou o seu próprio filho, dizendo consigo mesmo: Eles terão algum respeito com o meu filho. – Mas os vinhateiros, vendo o filho, disseram entre si: Eis o herdeiro; vinde, matemo-lo, e nós seremos os senhores de sua herança. – Assim, tendo se apoderado dele, lançaram-no fora da vinha e o mataram.

Quando, pois, o senhor da vinha vier, como tratará esses vinhateiros? – Responderam-lhe: Fará perecer miseravelmente esses maus e arrendará a sua vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos em sua época. (São Mateus, cap. XXI, v. de 33 a 41).

30. – O pai de família é Deus; a vinha que plantou é a lei que estabeleceu; os vinhateiros aos quais arrendou a sua vinha são os homens que devem ensinar e praticar a sua lei; os servidores que enviou para eles são os profetas que fizeram perecer; seu filho, que enviou, enfim, é Jesus, que fizeram perecer do mesmo modo. Como, pois, o Senhor tratará seus mandatários prevaricadores de sua lei? Tratá-los-á como trataram os enviados, e chamará outros que lhe darão melhor conta de seus bens e da condução de seu rebanho.

Assim foi com os escribas, com os príncipes dos sacerdotes e com os fariseus; assim será quando vier de novo pedir contas, a cada um, do que fez de sua doutrina; tirará a autoridade de quem dela tiver abusado, porque ele quer que o seu campo seja administrado segundo a sua vontade.

Depois de dezoito séculos a Humanidade, chegada à idade viril, está madura para compreender o que o Cristo não fez senão aflorar, porque, como ele mesmo o disse, não seria compreendido. Ora, a qual resultado chegaram