A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1985

aqueles que, durante esse longo período, ficaram encarregados de sua educação religiosa? A ver a indiferença suceder à fé, e a incredulidade se erigir em doutrina. Em nenhuma outra época, com efeito, o ceticismo e o espírito de negação estiveram mais difundidos em todas as classes da sociedade.

Mas se algumas das palavras do Cristo estão veladas sob a alegoria, por tudo o que concerne à regra de conduta, as relações de homem para homem, os princípios de moral dos quais fez a condição expressa da salvação, estão claros, explícitos e sem ambigüidade. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XV).

O que se fez de suas máximas de caridade, de amor e de tolerância; das recomendações que fez, aos seus apóstolos, de converter os homens pela doçura e a persuasão; da simplicidade, da humildade, do desinteresse de todas as virtudes das quais ele deu o exemplo? Em seu nome, os homens reciprocamente lançaram-se o anátema e a maldição; massacraram-se em nome daquele que disse: Todos os homens são irmãos. Fez-se um Deus ciumento, vingativo e parcial daquele que ele proclamou infinitamente justo, bom e misericordioso; foram sacrificadas, a esse Deus de paz e de verdade, mais de milhares de vítimas sobre as fogueiras, pelas torturas e as perseguições, o que jamais sacrificaram os pagãos pelos falsos deuses; venderam-se as preces e os favores do céu em nome daquele que expulsou os vendilhões do templo, e que disse aos seus discípulos: Dai gratuitamente o que recebestes gratuitamente.

Que diria o Cristo se vivesse hoje entre nós? Se visse os seus representantes ambicionarem as honras, as riquezas, o poder e o fausto dos príncipes do mundo, ao passo que ele, mais rei do que os reis da Terra, fez a sua entrada em Jerusalém montado em um asno? Não estaria no direito de dizer-lhes: Que fizestes de meus ensinamentos, vós que incensais o bezerro de ouro, que fazeis, em vossas preces, uma grande para os ricos e uma magra para os pobres, quando eu vos disse: Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no reino dos céus? Mas se aqui não está carnalmente, ele o está em Espírito, e, como o senhor da parábola, virá pedir contas aos seus vinhateiros do produto de sua vinha, quando o tempo da colheita houver chegado.