A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1992

com os seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras.

Eu vos digo, em verdade, há alguns daqueles que estão aqui que não experimentarão a morte se não tiverem visto o Filho do homem vir em seu reino. (São Mateus, Cap. XVI, v. de 24 a 28).

44. – Então, o grande sacerdote, se levantando no meio da assembléia, interrogou Jesus e disse-lhe: Nada me respondeis quanto ao que estes depõem contra vós? – Mas Jesus permaneceu no silêncio e nada respondeu. O grande sacerdote interrogou-o ainda e lhe disse: Sois o Cristo, o Filho de Deus bendito para sempre? – Jesus lhe respondeu: Eu o sou, e vereis um dia o Filho do homem sentado à direita da majestade de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.

Logo o grande sacerdote, rasgando as suas vestes, disse-lhe: Para que temos mais necessidade de testemunhos? (São Marcos, cap. XIV, v. de 60 a 63).

45. – Jesus anuncia o seu segundo advento, mas não disse que retornará sobre a Terra com um corpo carnal, nem que o Consolador será personificado nele. Apresenta-se como devendo vir em Espírito, na glória de seu Pai, julgar o mérito e o demérito, e dar a cada um segundo as suas obras, quando os tempos forem cumpridos.

Esta palavra: "Há alguns daqueles que estão aqui que não experimentarão a morte enquanto não virem o Filho do homem vir em seu reino," parece uma contradição, uma vez que é certo que não veio durante a vida de nenhum daqueles que estavam presentes. Jesus, entretanto, não poderia se enganar numa previsão dessa natureza, e sobretudo por uma coisa contemporânea que lhe concernia pessoalmente; seria necessário primeiro perguntar se essas palavras foram sempre bem fielmente pronunciadas. Pode-se disso duvidar, pensando-se que ele nada escreveu; que elas não foram reunidas senão depois de sua morte; e quando se vê o mesmo discurso quase sempre reproduzido em termos diferentes em cada evangelista, é uma prova evidente de que não são as expressões textuais de Jesus. Além disso, é provável que o sentido, algumas vezes, deve ter sido alterado, passando por traduções sucessivas.