A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO | ![]() |
1993 | ![]() |
Por outro lado, é certo que se Jesus houvesse dito tudo o que poderia dizer, teria se exprimido sobre todas as coisas de maneira límpida e precisa, que não daria lugar a nenhum equívoco, como o fez para os princípios de moral, ao passo que deve ter velado seu pensamento sobre os assuntos que não julgou oportuno aprofundar. Os apóstolos, persuadidos de que a geração presente deveria ser testemunha do que ele anunciava, devem ter interpretado o pensamento de Jesus segundo a sua idéia; puderam, por conseguinte, redigi-la no sentido do presente de maneira mais absoluta que talvez não o fizesse ele mesmo. Qualquer que ela seja, o fato está aí provando que as coisas não ocorreram assim como acreditaram.
46. Um ponto capital que Jesus não pôde desenvolver, porque os homens de seu tempo não estavam suficientemente preparados para essa ordem de idéias e para as suas conseqüências, mas do qual, entretanto, colocou o princípio, como o fez para todas as coisas, é a grande e importante lei da reencarnação. Esta lei, estudada e colocada à luz dos nossos dias pelo Espiritismo, é a chave de muitas passagens do Evangelho que, sem ela, parecem um contrasenso.
É nesta lei que se pode encontrar a explicação racional das palavras acima, admitindo-as como textuais. Uma vez que não pode aplicar à pessoa dos apóstolos, é evidente que elas se reportam ao reino futuro do Cristo, quer dizer, ao tempo em que a sua doutrina, melhor compreendida, será a lei universal. Em lhes dizendo que alguns daqueles que estão presentes verão o seu advento, isso não poderia se entender senão no sentido de que ele reviveria nesta época. Mas os Judeus pensavam que iriam ver tudo o que Jesus anunciava, e tomavam as suas alegorias pela letra.
De resto, algumas de suas predições se cumpriram em seu tempo, tais como a ruína de Jerusalém, as infelicidades que disso foram a conseqüência, e a dispersão dos Judeus; mas Jesus leva a sua visão mais longe, e falando do presente, faz constantemente alusão ao futuro.
SINAIS PRECURSORES
47. Ouvireis falar também de guerras e de barulho de guerras; mas guardai-vos bem de vos perturbar,