A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1994

porque é necessário que as coisas ocorram; mas isso não será ainda o fim, – porque se verá levantar-se povo contra povo e reino contra reino; e haverá pestes, fome e tremores de terras em diversos lugares, – e todas essas coisas não serão senão o começo das dores. (São Mateus, cap. XXIV, v. 6, 7, 8).

48. – Então o irmão entregará o irmão à morte, e o pai o filho; os filhos se levantarão contra os seus pais e as suas mães, e os farão morrer. – E sereis odiados por todo o mundo por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (São Marcos, cap. XIII, v. 12, 13).

49. – Quando virdes que a abominação da desolação, que foi predita pelo profeta Daniel, estará no lugar santo (que aquele que lê entenda bem o que lê); – Então, que aqueles que estiverem na Judéia fuja para as montanhas (1); – Que aquele que estiver no alto do telhado dali não desça para carregar qualquer coisa de sua casa; – E aquele que estiver no campo não retorne para pegar suas vestes. – Mas infelizes das mulheres que estiverem grávidas ou amamentando naqueles dias. Orai, pois, a Deus para que a vossa fuga não ocorra durante o inverno e nem no dia de sábado, – porquanto a aflição daqueles tempos será tão grande, que nunca houve igual desde o começo do mundo até o presente, e como nunca mais haverá. – E se esse s dias não fossem abreviados, nenhum homem seria salvo, mas esses dias serão abreviados em favor dos eleitos. (São Mateus, cap. XXIV, v. 15 a 22).

50. – Logo depois desses dias de aflição, o Sol se obscurecerá, e a Lua não dará mais a sua luz; as estrelas cairão do céu, e as forças dos céus serão abaladas.

Então, o sinal do Filho do homem aparecerá no céu, e todos os povos da Terra estarão em prantos e em ge-


(1) Esta expressão: a abominação da desolação, não só não tem sentido, mas se presta ao ridículo. A tradução de Ostervald diz: "A abominação que Causa a desolação", o que é muito diferente; o sentido, então, se torna perfeitamente claro, porque se compreende que as abominações devem levar à desolação como castigo. "Quando, disse Jesus, a abominação virá no lugar santo, a desolação ali virá também, e isso será um sinal de que os tempos estão próximos."