A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1996

do em toda a Terra para servir de testemunho a todas as nações, e será então que o fim chegará. (São Mateus, cap. XXIV, v. de 11 a 14).

54. – Este quadro do fim dos tempos, evidentemente, é uma alegoria, como a maioria daqueles que Jesus apresentava. As imagens que contêm, pela sua energia, são de natureza a impressionar as inteligências ainda rudes. Para impressionar essas imaginações pouco sutis, e necessitadas de pinturas vigorosas, de cores decididas. Jesus se dirigia sobretudo ao povo, aos homens menos esclarecidos, incapazes de compreenderem as abstrações metafísicas e de apreender a delicadeza das formas. Para chegar ao coração, era necessário falar aos olhos com a ajuda de sinais materiais, e aos ouvidos pelo vigor da linguagem.

Por uma conseqüência natural dessa disposição de espírito, o poder supremo não poderia, segundo a crença de então, se manifestar senão por coisas extraordinárias, sobrenaturais; quanto mais elas eram impossíveis, melhor eram aceitas como prováveis.

O Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com uma grande majestade, cercado de seus anjos e ao som das trombetas, lhes parecia bem mais imponente do que um ser investido somente de um poder moral. Também os Judeus, que esperavam no Messias um rei da Terra, poderoso entre todos os reis, para colocar a sua nação no primeiro plano, e reconstruir o trono de David e de Salomão, não gostariam de reconhecê-lo no humilde filho de carpinteiro, sem autoridade material.

Entretanto, esse pobre proletário da Judéia tornou-se o grande entre os grandes; conquistou para a sua soberania mais reinos do que os mais poderosos potentados; somente com a sua palavra e alguns miseráveis pescadores, revolucionou o mundo, e é a ele que os Judeus deverão a sua reabilitação. Ele estava, pois, na verdade quando, nesta pergunta de Pilatos: "Sois rei?" ele respondeu: "Vós o dizeis."

55. – Há que se notar, entre os Antigos, os tremores de terra e o obscurecimento do Sol eram os acessórios obrigatórios de todos os acontecimentos e de todos os presságios sinistros; são encontrados na morte de Jesus,