A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-OITAVO 2014

progresso da inteligência, que confundirá os homens numa mesma crença estabelecida sobre as verdades eternas, não sujeitas a discussões e, por isso mesmo, aceita por todos.

A unidade de crença será o laço mais poderoso, o mais sólido fundamento da fraternidade universal, quebrada em todos os tempos pelos antagonismos religiosos que dividem os povos e as famílias, que fazem ver nos dissidentes inimigos dos quais é necessário fugir, combater, exterminar, em lugar de irmãos que é preciso amar.

20. – Um tal estado de coisas supõe uma mudança radical no sentimento das massas, um progresso geral que não poderia se cumprir senão saindo do círculo das idéias estreitas e terra-a-terra, que fomentam o egoísmo. Em diversas épocas, homens de elite procuraram impelir a Humanidade nesse caminho; mas a Humanidade, ainda muito jovem, se manteve surda, e os seus ensinamentos foram como a boa semente caída sobre a pedra.

Hoje, a Humanidade está madura para dirigir seus olhares mais alto do que o fazia, para assimilar idéias mais amplas e compreender o que não havia compreendido.

A geração que desaparece levará consigo os seus preconceitos e os seus erros; a geração que se levanta, banhada numa fonte mais depurada, imbuída de idéias mais sadias, imprimirá a um mundo o movimento ascensional no sentido do progresso moral, que deve marcar a nova fase da Humanidade.

21. – Esta fase já se revela por sinais inequívocos, por tentativas de reformas úteis, por idéias grandes e generosas que nascem e que começam a encontrar ecos. Assim é que se vê fundar uma multidão de instituições protetoras, civilizadoras e emancipadoras, sob o impulso e por iniciativa de homens predestinados à obra da regeneração; que as leis penais se impregnam, a cada dia, de um sentimento mais humano. Os preconceitos de raça se enfraquecem, os povos começam a se olhar como membros de uma mesma família; pela uniformidade e a facilidade dos meios de transação, suprimem as barreiras que os dividem; de todas as partes do mundo, se reúnem