O LIVRO DOS ESPÍRITOS - LIVRO II - CAP. X - OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS 272

569 – Em que consistem as missões de que podem estar encarregados os Espíritos errantes?

– Elas são tão variadas que seria impossível descrevê-las, além de que não podeis compreender. Os Espíritos executam a vontade de Deus e não podeis penetrar todos os seus desígnios.

As missões dos Espíritos têm sempre o bem por objeto. Seja como Espíritos, seja como homens, eles estão encarregados de ajudar o progresso da Humanidade, dos povos ou dos indivíduos, em círculo de idéias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais, de preparar os caminhos para certos acontecimentos, de velar pelo cumprimento de certas coisas. Alguns têm missões mais restritas e de alguma sorte pessoais ou locais, como assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se fizeram guias protetores, de os dirigir pelos seus conselhos ou pelos bons pensamentos que lhes sugerem. Pode-se dizer que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a vigiar, seja no mundo físico, seja no mundo moral. O Espírito avança segundo a maneira pela qual ele cumpre sua tarefa.

570 – Os Espíritos penetram sempre os desígnios que estão encarregados de executar?

– Não; há os que são instrumentos cegos, mas outros sabem muito bem com que objetivo agem.

571 – Não há senão os Espíritos elevados que cumprem missões?

– A importância da missão está em relação com a capacidade e a elevação do Espírito. O estafeta que leva um despacho, cumpre também uma missão, mas que não é aquela do general.

572 – A missão de um Espírito lhe é imposta ou depende de sua vontade?

– Ele a pede e fica feliz de a obter.

– A mesma missão pode ser pedida por vários Espíritos?

– Sim, freqüentemente, há vários candidatos, mas nem todos são aceitos.

573 – Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?

– Instruir os homens, ajudar seu progresso, melhorar suas instituições por meios diretos e materiais. Mas  as missões são  mais  ou  menos  gerais  e  importantes:  aquele