O LIVRO DOS MÉDIUNS - INTRODUÇÃO 461

em conversar com os mortos. Nós nos dirigimos às pessoas que vêem no Espiritismo uma finalidade séria, que lhe compreendem toda gravidade, e não fazem dele jogo de comunicações com o mundo invisível.

Publicamos uma Instrução Prática com a finalidade de guiar os médiuns; essa obra hoje está esgotada e, embora feita com um objetivo eminentemente grave e sério, não a reimprimiremos, porque não a achamos ainda bastante completa para esclarecer sobre todas as dificuldades que se podem encontrar. Nós a substituímos por esta, na qual reunimos todos os dados que uma longa experiência e um estudo consciencioso nos orientou para adquirir. Ela contribuirá, pelos menos o esperamos, para dar ao Espiritismo o caráter sério que é sua essência, e para evitar de se ver nele um objeto de ocupação frívola e de divertimento.

A estas considerações acrescentaremos outra muito importante e que é a má impressão que produz sobre certas pessoas novatas, ou mal dispostas, a visão de experiências feitas levianamente e sem conhecimento de causa; elas têm o inconveniente de darem, do mundo dos Espíritos, uma idéia muito falsa e se prestarem à zombaria e a uma crítica freqüentemente fundada; por isso os incrédulos saem dessas reuniões raramente convertidos e pouco dispostos a verem um lado sério no Espiritismo. A ignorância e a leviandade de certos médiuns causaram mais dano do que se crê à opinião de muitas pessoas.

O Espiritismo fez grandes progressos desde alguns anos, mas fez imensos depois que entrou na senda filosófica, porque foi apreciado por pessoas esclarecidas. Hoje não é mais um espetáculo: é uma doutrina da qual não se riem mais os que zombavam das mesas girantes. Em fazendo nossos esforços para conduzi-lo e mantê-lo nesse terreno, temos a convicção de conquistar-lhe mais partidários úteis do que em provocando, a torto e a direito, manifestações das quais se poderia abusar. Disso temos todos os dias a prova pelo número de adeptos que faz tão-somente a leitura de O Livro dos Espíritos.

Após  termos  exposto,  em  O  Livro  dos  Espíritos,  a