O LIVRO DOS MÉDIUNS - PRIMEIRA PARTE - CAPÍTULO III 486

27. Se, daí, lançarmos o olhar sobre as diversas categorias de crentes,   encontraremos  primeiro  os  espíritas  sem o saberem; é, propriamente falando, uma variedade ou uma nuança da classe precedente. Sem jamais terem  ouvido falar da Doutrina Espírita, têm o sentimento inato dos grandes princípios que dela decorrem, e esse sentimento  se  reflete em certas passagens de seus escritos e   de  seus discursos, a tal ponto que, em os ouvindo, crer-se-ia serem completamente iniciados. Disso se encontram numerosos  exemplos  nos  escritores sacros e profanos, nos poetas, nos oradores, nos moralistas, nos filósofos antigos e modernos.

28. Entre aqueles que um estudo direto convenceu, pode-se distinguir:

1º Os que crêem pura e simplesmente nas manifestações.   O  Espiritismo é para eles uma simples ciência  de   observação,  uma série de fatos mais, ou menos, curiosos; nós os chamaremos espíritas experimentadores;

2º Os    que   vêem no Espiritismo outra coisa além dos fatos;   compreendem a  sua   parte   filosófica   e admiram a moral que dele decorre, mas não a praticam. Sua influência sobre  seu  caráter  é  insignificante  ou  nula;  não mudam nada em seus hábitos e não se privariam de um só prazer; o avaro é sempre de uma avareza sórdida, o orgulhoso   pleno de si mesmo, o invejoso e o ciumento sempre hostis; para  eles  a  caridade  cristã  não  é  senão uma bela máxima; são os espíritas imperfeitos;

3º Os que não se contentam em admirar a moral espírita, mas  a  praticam e aceitam todas as suas conseqüências. Convencidos de  que  a  existência   terrestre  é uma  prova  passageira,  esforçam-se  por  aproveitarem seus   curtos  instantes  caminhando  na  única  via  de progresso que os pode elevar na hierarquia do mundo dos Espíritos, esforçando-se por fazer o bem e reprimir suas más tendências;   suas relações são sempre seguras, porque sua  convicção  os  distancia  de  todo  pensamento  do  mal. A  caridade,  em  todas  as  coisas,  é   a  regra  de  sua  condu-