O LIVRO DOS MÉDIUNS - PRIMEIRA PARTE - CAPÍTULO IV 506

é o de interditá-lo, mas o de fazê-lo compreender. Um medo imaginário não impressiona senão um instante e não afeta todo mundo; a realidade, claramente demonstrada, é compreendida por todos.

47. Sistema otimista. Ao lado daqueles que não vêem nesses fenômenos senão a ação dos demônios, há outros que não viram senão a dos bons Espíritos; supuseram que a alma, estando separada da matéria, nenhum véu existia mais para ela, e ela deveria ter a soberana ciência e a soberana sabedoria. Sua confiança cega nessa superioridade absoluta dos seres do mundo invisível, foi para muitos a fonte de muitas decepções; aprenderam, às suas custas, a desconfiar de certos Espíritos, assim como de certos homens.

48. Sistema  uniespírita ou monoespírita. Uma variedade  do sistema otimista consiste na crença de que um único  Espírito se comunica com os homens, e que esse Espírito  é  o   Cristo,  que   é   o   protetor da Terra. Quando se vêem comunicações da mais baixa trivialidade, de uma grosseria revoltante, impregnadas de malevolência e de maldade, seria   profanação e impiedade supor que pudessem emanar do Espírito do bem por excelência. Ainda, se aqueles que o crêem não tivessem jamais tido senão comunicações irreprocháveis, conceber-se-ia sua ilusão; mas   a   maioria   concorda   em as haver tido muito más, o que   explicam  dizendo ser uma prova que o bom Espírito lhes faz sofrer, ditando-lhes coisas absurdas: deste modo, enquanto   que  uns atribuem todas as comunicações ao diabo,   que pode dizer coisas boas para tentar, outros pensam que só Jesus se manifesta, e pode dizer coisas más para   provar. Entre   essas duas   opiniões  tão inversas, quem julgará? O bom-senso e a experiência. Dizemos a experiência    porque   é   impossível que aqueles que professam   idéias tão exclusivas, tenham visto tudo, e tudo bem visto.

Quando se lhes objeta com os fatos de identidade que atestam a presença de parentes, amigos ou conhecidos, pelas manifestações   escritas, visuais ou outras, respondem que é sempre o mesmo Espírito, o diabo segundo uns, o