O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO II 520

MANIFESTAÇÕES FÍSICAS – MESAS GIRANTES

60. Dá-se o nome de manifestações físicas, àquelas que se traduzem por efeitos sensíveis, tais como os ruídos, o movimento e o deslocamento de corpos sólidos. Alguns são espontâneos, quer dizer, independentes de toda vontade; os outros podem ser provocados. Não falaremos primeiro senão destes últimos.

O  efeito mais simples, e um dos primeiros que foram observados, consiste no movimento circular dado a uma mesa.  Este efeito se produz igualmente sobre todos os outros objetos; mas a mesa, sendo sobre a qual mais se exercitou, porque era a mais cômoda, o nome de mesas girantes   prevaleceu   para  a designação desse tipo de fenômeno.

Quando dizemos que esse efeito foi um dos primeiros a serem observados, queremos nos referir a estes últimos tempos,   porque é bem certo que todos os gêneros de manifestações foram conhecidos desde os tempos mais recuados,  e  não  pode  ser de outra maneira; uma vez que são efeitos naturais, devem ter se produzido em todas as épocas. Tertuliano fala em termos explícitos de mesas girantes e falantes.

Esse fenômeno, durante algum tempo, alimentou a curiosidade dos salões, depois foi abandonado para passar a outras   distrações, porque não era senão um objeto de distração. Duas causas contribuíram para  o  abandono  das  mesas girantes: a moda para as pessoas frívolas que raramente