O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO II 522

tal é, ainda, o contato dos dedos mínimos das diferentes pessoas,  de  maneira a formar uma cadeia não interrompida. Esta última precaução havia parecido necessária quando se acreditava na ação de uma espécie de corrente elétrica; depois, a experiência demonstrou sua inutilidade. A   única prescrição, rigorosamente obrigatória é o recolhimento,  um  silêncio absoluto, e, sobretudo, a paciência se o  efeito  se  faz  esperar.  Pode  ocorrer que ele se produza em  alguns minutos, como pode tardar meia hora ou uma hora;  isso  depende  da  força  medianímica  dos  co-participantes.

63. Dizemos,  ainda,  que  a forma da mesa, a substância da qual foi feita, a presença de metais, da seda nas vestes dos assistentes, o dia, as horas, a obscuridade ou a  luz, etc., são tão indiferentes como a chuva ou o bom tempo. Só o volume da mesa tem alguma importância, mas somente no caso de que a força medianímica seja insuficiente para vencer a resistência; em caso contrário, uma única pessoa, uma criança mesmo, pode fazer erguer uma mesa de 100 quilos,   enquanto que, em condições menos favoráveis,  doze  pessoas  não   fariam  mover a menor mesinha.

Estando as coisas nesse estado, quando o efeito começa a se manifestar, ouve-se, geralmente, um pequeno estalido na mesa; sente-se como um frêmito que é o prelúdio do movimento; parece fazer esforços para desprender-se, depois  o  movimento  de rotação  se  pronuncia;  se acelera ao   ponto de adquirir uma rapidez tal que os assistentes experimentam sérias dificuldades para segui-la. Uma vez estabelecido  o movimento pode-se mesmo afastar-se da mesa, que continua a se mover, em diversos sentidos, sem contato.

Em outras circunstâncias, a mesa se levanta e se endireita, tanto sobre um só pé, tanto sobre outro, depois retoma docemente sua posição natural. Outras vezes ela se balança   imitando  o   movimento transversal ou longitudinal de  um barco. De outras vezes, enfim, mas para isso é preciso uma força medianímica considerável, se destaca inteiramente  do   solo, e se mantém em equilíbrio no espaço, sem ponto de  apoio,  erguendo-se  mesmo,    por  vezes,  até o