O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO IV 528

TEORIA DAS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS

Movimentos e suspensões – Ruídos – Aumento e diminuição de peso dos corpos.

72. Estando demonstrada a existência dos Espíritos, pelo raciocínio e pelos fatos, assim como a possibilidade de agirem sobre a matéria, trata-se de conhecer agora como se opera essa ação e como procede para fazer mover as mesas e os outros corpos inertes.

Um pensamento se apresenta muito naturalmente, e foi o que tivemos; como foi combatido pelos Espíritos que nos deram uma outra explicação, a qual estávamos longe de esperar, é uma prova evidente de que sua teoria não era nossa opinião. Ora, esse primeiro pensamento, cada um poderia tê-lo como nós; quanto à teoria dos Espíritos, não cremos que jamais tenha vindo à idéia de alguém. Reconhece-se, sem esforço, como é ela superior à nossa, embora menos simples, porque dá a solução de uma multidão de outros fatos que não encontravam naquela uma explicação satisfatória.

73. Do momento em que se conheceu a natureza dos Espíritos, sua forma humana, as propriedades semi-materiais do perispírito, a ação mecânica que ele pode ter sobre a matéria;  que  nos fatos de  aparição   viram-se  mãos fluídicas e mesmo tangíveis pegar objetos e os transportar, era natural  crer-se  que  o Espírito se servia, muito simplesmente, de suas mãos para fazer girar a mesa, e que a erguia