O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO VI 581

gem possui um movimento próprio, espontâneo e inteligente, não se pode nisso ver senão um simples fenômeno ótico ou fisiológico.

Ocorre o mesmo com as centelhas que se produzem algumas vezes em maços ou em feixes mais ou menos compactos pela contração dos músculos do olho, e que são, provavelmente, devidos à eletricidade fosforescente da íris, uma vez que, geralmente, são circunscritas na circunferência do disco desse órgão.

Semelhantes ilusões não podem ser senão o resultado de uma observação incompleta. Quem quer que tenha estudado  seriamente   a   natureza  dos Espíritos, por todos os  meios proporcionados pela ciência prática, compreenderá  tudo  que  têm  de  pueril. Do mesmo modo que combatemos as teorias duvidosas com as quais atacam-se as manifestações,  quando  essas teorias são baseadas na ignorância dos fatos,  também  devemos procurar destruir as idéias falsas que   provam  mais  entusiasmo  do que reflexão e que, por isso mesmo, fazem mais mal do que bem junto aos  incrédulos, já tão dispostos a procurarem o lado ridículo.

109. O perispírito, como se vê, é o princípio de todas as manifestações; seu conhecimento deu a chave de uma multidão de fenômenos e um passo imenso à ciência espírita, abrindo-lhe um caminho novo, tirando-lhe todo o caráter maravilhoso. Encontramos, pelos próprios Espíritos, porque, notai bem, foram eles que nos colocaram no caminho, a explicação da ação dos Espíritos sobre a matéria, do movimento  dos corpos inertes, dos ruídos e das aparições. Aí  encontraremos,  ainda,  a  de  vários outros fenômenos que nos restam a examinar, antes de passarmos ao estudo das comunicações propriamente ditas. Tanto melhor se as compreenderá  quando  melhor nos dermos conta das causas primeiras. Se se compreendeu bem esse princípio, far-se-á por si mesmo sua aplicação aos diversos fatos que poderão se apresentar ao observador.

110.  Estamos  longe  de  considerar  a   teoria que damos  como  absoluta,  e   como  sendo  a   última  palavra;