O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO VII 589

decia-lhe  o   incômodo   que  tivera. O senhor, fortemente surpreso, disse-lhe que não tinha o prazer de vê-la já há bastante tempo. A senhora, que conhecia os fenômenos espíritas, compreendeu o que se passara; mas, não querendo   se  explicar   mais  com    ele a respeito, contentou-se  em  dizer-lhe  que  provavelmente  teve um sonho.

Isso é o provável, dirão os incrédulos, os espíritos fortes, o que para eles é sinônimo de gente de espírito; mas foi constatado que essa senhora não dormia de todo, como a precedente. – Então ela sonhou bem desperta; ou, dizendo de outra maneira, teve uma alucinação. – Eis a grande palavra, a explicação universal de tudo o que não se compreende. Como já refutamos suficientemente essa objeção, prosseguiremos nos dirigindo àqueles que possam nos compreender.

117. Eis, entretanto, um fato mais característico, e estamos curiosos de ver como se poderia explicá-lo só pelo jogo da imaginação.

Um senhor, habitante da província, nunca quis casar-se, malgrado as instâncias de sua família. Notadamente havia-se  insistido em  favor de  uma  pessoa que residia numa vila vizinha, e que jamais vira. Um dia, estando em seu quarto,  ficou  admiradíssimo de  se   ver em presença de uma  jovem,   vestida  de  branco, e a cabeça ornada com uma  coroa de flores. Ela lhe disse que era sua noiva, estendeu-lhe a  mão, que tomou na sua, e nela viu um anel. Depois  de alguns  instantes  tudo desapareceu. Surpreso com  essa aparição, e estando seguro de  que   estava bem acordado, informou-se se  alguém  tinha  vindo nesse dia; mas lhe disseram  que pessoa alguma fora vista. Um ano depois, cedendo às novas solicitações de uma parenta, decidiu  ir  ver  a  jovem que lhe propunham. Chegou no dia de Corpus-Christi e, quando voltava da procissão, uma das primeiras pessoas que  vê entrando na casa é uma jovem que reconhece como sendo a que lhe tinha aparecido; estava  vestida  do  mesmo  modo,  porque  o dia da aparição era  também o dia de Corpus-Christi. Ele ficou desorientado e, de sua parte, a jovem soltou  um  grito  de  surpresa e sentiu-se mal. Voltando a si,