O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XI 618

tiptologia alfabética. Consiste em fazer designar as letras do alfabeto por meio de pancadas; podem-se então, obter palavras, frases e mesmo discursos inteiros. Seguindo um método, a mesa bate tantos golpes quantos necessários para indicar cada letra, quer dizer, uma pancada por a, duas por b e assim por diante; durante esse tempo, uma pessoa escreve as letras, à medida em que são designadas. Quando o Espírito termina, o faz saber por um sinal qualquer convencionado.

Esse modo de operar, como se vê, é muito demorado e requer um tempo enorme para as comunicações de uma certa extensão; entretanto, há pessoas que tiveram a paciência de servirem-se dele para obter ditados de várias páginas; mas a prática fez descobrir meios abreviativos que permitem   seguir  com   uma certa rapidez. O que está mais em   uso,   consiste em ter diante de si um alfabeto todo escrito, assim como a série de números marcando as unidades. Enquanto o   médium está na mesa, uma outra pessoa percorre  sucessivamente  as  letras  do  alfabeto, se se trata  de  uma  palavra,  ou  a  dos algarismos, se se trata de um número; chegando  sobre  a  letra  necessária, a mesa bate por  si   mesma uma pancada, e se escreve a letra; depois se recomeça para a segunda, a terceira, e assim por diante. Ocorrendo  engano  em uma letra, o Espírito adverte  por vários  golpes  ou  por um movimento da  mesa, e se recomeça. Com o hábito se vai bem depressa; mas, sobretudo,  se  abrevia muito adivinhando o fim de uma palavra começada, e que o sentido da frase dá a conhecer;  quando  se  está  na incerteza, pergunta-se ao Espírito   se  ele  quer  colocar  tal  palavra,  e  ele   responde por  sim  ou por  não.

142. Todos  os  efeitos  que acabamos de indicar podem ser obtidos, de maneira ainda mais simples, por meio de golpes que se fazem ouvir na própria madeira da mesa, sem nenhuma espécie de movimento, e que descrevemos no capítulo  das manifestações físicas, nº 64: é a tiptologia íntima. Todos os médiuns não são igualmente apropriados para este último modo de comunicação; porque há os que não obtêm senão pancadas por básculo; entretanto, com o exercício, a maioria pode aí chegar, e este modo tem a du-