O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XII 622

PNEUMATOGRAFIA OU ESCRITA DIRETA. – PNEUMATOFONIA

Escrita direta

146. A pneumatografia é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem nenhum intermediário; difere da psicografia  no fato de que esta é a transmissão do pensamento do Espírito por meio da escrita e através da mão do médium.

O fenômeno da escrita direta, sem contradita, é um dos mais extraordinários do Espiritismo; mas, por anormal que parecesse no começo, é hoje um fato averiguado e incontestável. Se a teoria é necessária para evidenciar a possibilidade dos fenômenos espíritas em geral, talvez seja mais ainda neste caso, sem dúvida um dos mais estranhos que se apresentaram até o presente, mas que deixa de parecer sobrenatural desde que se lhe compreenda o princípio.

À primeira revelação deste fenômeno, o sentimento dominante  foi o da dúvida; a  idéia de uma fraude logo veio ao pensamento; com efeito, todo mundo conhece a ação das tintas ditas simpáticas, cujos traços, primeiro completamente invisíveis, aparecem ao cabo de algum tempo. Podia, pois, que se tivesse abusado da credulidade, e não afirmaríamos que jamais haja sido feito; estamos mesmo convencidos de que certas pessoas, seja com um fim mercenário, seja  unicamente  por  amor próprio,  ou  para fazer crer em seu poder, empregaram subterfúgios. (Ver o capítulo das Fraudes).