O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XII 624

no mundo mais elevado, descartam, incontestavelmente, toda suspeição de fraude voluntária, porque não pode ter sido movido por nenhum motivo de interesse. Poder-se-ia, quando muito, crer que ele mesmo era joguete de uma ilusão; mas a isso um fato responde peremptoriamente, que é a obtenção do mesmo fenômeno por outras pessoas, que se cercaram de todas as precauções necessárias para evitar todas as fraudes e toda causa de erro.

148. A escrita direta se obtém, como em geral a maioria das manifestações espíritas não espontâneas, pelo recolhimento, a prece e a evocação. Freqüentemente, têm sido obtidas na igrejas, nos túmulos, ao pé de estátuas ou de imagens dos personagens que se chamam; mas é evidente que o lugar não tem outra influência senão a de provocar um maior recolhimento e uma maior concentração do pensamento; porque está provado que ela pode ser obtida igualmente sem esses acessórios, e nos lugares mais vulgares, sobre um simples móvel doméstico, se se encontram as qualidades morais desejadas, e se se desfruta da faculdade medianímica necessária.

No princípio, pretendia-se que bastava colocar um lápis com o papel; o fato então podia até certo ponto se explicar. Sabia-se que os Espíritos operam o movimento e o deslocamento dos objetos; que eles os agarram e os lançam, algumas vezes, através do espaço; poderiam, pois, muito bem agarrar o lápis e dele se servirem para traçarem os caracteres; uma vez que lhes dão impulso por intermédio da mão do médium, de uma prancheta, etc., poderiam igualmente fazê-lo de um modo direto. Mas não se tardou a reconhecer que a presença do lápis não era necessária, e que bastava um simples pedaço de papel, dobrado ou não, sobre o qual se encontram, depois de alguns minutos, os caracteres traçados. Aqui o fenômeno muda completamente de feição e nos coloca em uma outra ordem de coisas inteiramente novas; os caracteres foram traçados com uma substância qualquer; do momento em que não se forneceu essa substância ao Espírito, ele mesmo a tem feita, composta; de onde a tirou? Aí estava o problema.

Querendo  se  reportar  às  explicações dadas na capí-