O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XIV 647

curar   pelo  simples contato, sem o emprego de passes magnéticos?

Seguramente. Não tendes numerosos exemplos?

6. Nesse caso, há ação magnética ou somente influência dos Espíritos?

Uma e outra. Essas pessoas são verdadeiros médiuns, uma vez que agem sob a influência dos Espíritos; mas, isso não quer dizer que sejam médiuns escreventes, como o entendeis.

7. Esse poder pode se transmitir?

O poder, não; mas o conhecimento das coisas necessárias para exercê-lo quando se o possui. Tal não duvidará que tem esse poder, se acreditar que lhe foi transmitido.

8. Podem-se obter curas somente pela prece?

Sim, algumas vezes se Deus o permite; mas pode ser que o bem do doente seja sofrer ainda, e então credes que vossa prece não foi escutada.

9. Há para isso fórmulas de preces mais eficazes umas do que as outras?

Só a superstição pode ligar uma virtude a certas palavras,  e só  os Espíritos   ignorantes  ou mentirosos podem manter semelhantes idéias prescrevendo fórmulas. Entretanto, pode ocorrer que, para pessoas pouco esclarecidas e incapazes de  compreenderem  as  coisas  puramente espirituais, o emprego de uma fórmula contribua para lhes dar confiança; nesse caso não é a fórmula que é eficaz, mas a fé que foi aumentada pela idéia ligada ao emprego da fórmula.

8. Médiuns pneumatógrafos

177. Dá-se esse nome aos médiuns aptos a obterem a escrita direta, o que não é dado a todos os médiuns escreventes. Esta faculdade, até o presente, é muito rara; se desenvolve provavelmente pelo exercício; mas, como já dissemos, sua utilidade prática se limita a uma constatação pa-