O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXIV 753

minham sempre conjuntamente. Um Espírito pode ser bom, benevolente, e ter conhecimentos limitados, ao passo que um Espírito inteligente e instruído pode ser muito inferior em moralidade.

Geralmente, crê-se que interrogando o Espírito de um homem que foi sábio em uma especialidade na Terra, obter-se-á mais seguramente a verdade; isso é lógico; todavia, não é sempre verdadeiro. A experiência demonstra que os sábios, tanto como os outros homens, sobretudo aqueles que deixaram a Terra há pouco, estão ainda sob o império dos preconceitos da vida corporal; não se desfazem imediatamente do espírito de sistema. Pode ocorrer, pois, que sob a influência de idéias que alimentaram em sua vida, e das quais se fizeram um título de glória, vejam menos claro do que pensamos. Não damos esse princípio como uma regra, longe disso; dissemos apenas que isso se vê e que, por conseguinte, sua ciência humana não é sempre uma prova de sua infalibilidade como Espírito.

266. Submetendo todas as comunicações a um exame escrupuloso, perscrutando e analisando o pensamento e as expressões como se faz quando se trata de julgar uma obra literária, rejeitando sem hesitar tudo o que peca pela lógica e pelo bom-senso, tudo o que desminta o caráter do Espírito admitido a se manifestar, se desencoraja os Espíritos enganadores que acabam por se retirar, uma vez bem convencidos de que não podem nos iludir. Repetimos: esse meio é o único, mas é infalível, porque não há má comunicação que possa resistir a uma crítica rigorosa. Os bons Espíritos, com isso não se ofendem jamais, uma vez que eles mesmos a aconselham, e porque nada têm a temer do exame; somente os maus se melindram e a desaconselham, porque têm tudo a perder, e por isso mesmo provam o que são.

Eis, a esse respeito, o conselho dado por São Luís:

Qualquer que seja a confiança legítima que vos inspirem os Espíritos que presidem aos vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca é demais repetir, e que deveríeis ter sempre presente no pensamento quando vos entre-