O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXV 786

Tão facilmente como tendes homens que ditam várias cartas ao mesmo tempo.

Nota. Vimos um Espírito responder, ao mesmo tempo, por dois médiuns às perguntas que se lhe dirigiam, a um em inglês e ao outro em francês, e as respostas eram idênticas pelo sentido; algumas eram mesmo a tradução literal uma da outra.

Dois Espíritos evocados simultaneamente por dois médiuns, podem estabelecer entre eles uma conversação; esse modo de comunicação não sendo necessário para eles, uma vez que lêem, reciprocamente, seus pensamentos, a isso se prestam, algumas vezes, para nossa instrução. Se esses são Espíritos inferiores, como estão ainda imbuídos de paixões terrestres e de idéias corporais, pode ocorrer de se disputarem e de se apostrofarem por palavras grosseiras, de censurarem mutuamente seus erros, e mesmo lançar lápis, cestas, pranchetas, etc, um contra o outro.

30. O Espírito evocado, ao mesmo tempo, em vários pontos pode responder simultaneamente às perguntas que lhe são dirigidas?

Sim, se é um Espírito elevado.

Nesse caso o Espírito se divide, ou tem o dom da ubiqüidade?

O sol é um e, todavia, irradia em todo seu redor, lançando ao longe seus raios sem se subdividir; ocorre o mesmo com os Espíritos. O pensamento do Espírito é como uma centelha que projeta ao longe sua claridade e pode ser percebida em todos os pontos do horizonte. Quanto mais o Espírito é puro, tanto mais seu pensamento irradia e se estende como a luz. Os Espíritos inferiores são muito materiais, não podem responder senão a uma única pessoa por vez, e não podem vir se são chamados em outro lugar.

Um Espírito superior, chamado ao mesmo tempo em dois pontos diferentes, responderá às duas evocações se forem tão sérias e tão fervorosas, tanto uma como a outra; em caso contrário, dá preferência à mais séria.

Nota. Ocorre o mesmo com um homem que, sem mudar de