O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXVI 810

cie de alívio: é a infelicidade que exala seu lamento na esperança da compaixão.

Não olvideis que o objetivo essencial, exclusivo, do Espiritismo, é vosso adiantamento, e é para alcançá-lo que é permitido aos Espíritos vos iniciar quanto à vida futura, vos oferecendo exemplos que podeis aproveitar. Quanto mais vos identificardes com o mundo que vos espera, menos lastimareis aquele em que estais agora. Esse é, em suma, o objetivo atual da revelação.

23. Evocando-se uma pessoa cuja sorte é desconhecida, pode-se saber, por ela mesma, se ainda existe?

Sim, se a incerteza de sua morte não for uma necessidade ou uma prova para aqueles que têm interesse em sabê-lo.

Se está morta, pode dar a conhecer as circunstâncias da sua morte, de maneira a poder verificá-la?

Se ela e isso liga alguma importância, o fará; de outro modo, pouco lhe importará.

Nota. A experiência prova que, nesse caso, o Espírito não está em nada excitado pelos motivos do interesse que se pode ter em conhecer as circunstâncias de sua morte; se deseja revelá-los, o faz por si mesmo, seja por via medianímica, seja pelas visões ou aparições, e pode, então, dar as indicações mais precisas; em caso contrário, um Espírito enganador pode perfeitamente substituí-lo, e se divertir provocando procuras inúteis.

Ocorre, freqüentemente, que o desaparecimento de uma pessoa cuja morte não pode ser oficialmente constatada, ocasiona entraves aos interesses de família. Não foi senão nesse caso muito raro e muito excepcional que vimos os Espíritos colocarem no caminho da verdade, depois do pedido que lhes foi feito; se quisessem fazê-lo, o poderiam sem dúvida, mas, freqüentemente, isso não lhes é permitido se esses embaraços são provas para aqueles que estariam interessados em delas se isentarem.

É, pois, se engodar com uma esperança quimérica perseguindo, por esse meio, descobrimentos de heranças nas quais o mais positivo é o dinheiro que se despende para esse efeito.

Não faltam Espíritos dispostos a alimentarem semelhantes