O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXVII 824

nuvem; o diamante sem mancha é o que tem mais valor; julgai, pois, os Espíritos pela pureza dos seus ensinamentos. A unidade se fará do lado onde o bem jamais tiver sido misturado ao mal; será desse lado que os homens se reunirão pela força das coisas, porque julgarão que aí está a verdade. Anotai, aliás, que os princípios fundamentais são os mesmos em toda parte, e devem vos unir num pensamento comum: o amor de Deus e a prática do bem. Qualquer que seja, pois, o modo de progressão que se suponha para as almas, o objetivo final é o mesmo, e o meio de atingi-lo é também o mesmo: fazer o bem; ora, não há duas maneiras de fazê-lo. Se se levantam dissidências capitais, quanto ao próprio princípio da Doutrina, tendes uma regra certa para apreciá-las, e essa regra é esta: a melhor doutrina é a que melhor satisfaz ao coração e à razão, e que tem mais elementos para conduzir os homens ao bem; eu vos certifico, é a que prevalecerá. O ESPÍRITO DE VERDADE.

Nota. As contradições que se apresentam nas comunicações espíritas podem prender-se às seguintes causas: a ignorância de certos Espíritos; a fraude de Espíritos inferiores que, por malícia ou maldade, dizem o contrário do que disse noutra parte o Espírito do qual usurpam o nome; pela vontade do próprio Espírito que fala de acordo com a época, os lugares e as pessoas, e pode julgar útil não dizer tudo a todo mundo; a insuficiência da linguagem humana para exprimir as coisas do mundo incorpóreo; a insuficiência dos meios de comunicação que não permitem sempre ao Espírito exprimir todo o seu pensamento; enfim, a interpretação que cada um pode dar a uma palavra ou a uma explicação, segundo suas idéias, seus preconceitos ou o ponto de vista sob o qual considera a coisa. O estudo, a observação, a experiência e a abnegação de todo sentimento de amor-próprio, podem ensinar a distinguir essas diversas nuanças.

DAS MISTIFICAÇÕES

303. Se é desagradável ser enganado, mais ainda é ser mistificado; de resto, é um dos inconvenientes dos mais fáceis de se preservar. Os meios, para afastar os ardis dos Espíritos enganadores, ressaltam de todas as instruções precedentes; por isso, deles não diremos senão pouca coisa. Eis as respostas dos Espíritos a esse respeito:

1. As mistificações são um dos escolhos mais desagradáveis do Espiritismo prático; haveria um meio de se preservar delas?