O LIVRO DOS ESPÍRITOS - LIVRO I - CAPÍTULO II - ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO 84

davia, como ambos se confundem num princípio comum, para vós são a mesma coisa.

25 - O Espírito é independente da matéria ou não é mais que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?

- Ambos são distintos; mas é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência à matéria.

- Esta união é igualmente necessária para a manifestação do Espírito? (Entendemos, aqui, por Espírito, o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades designadas sob esse nome).

- Ela é necessária para vós porque não tendes organização para perceber o espírito sem a matéria; vossos sentidos não estão aptos para isso.

26 - Pode-se conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito?

- Pode-se, sem dúvida, pelo pensamento.

27 - Haveria assim, dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?

- Sim, e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas; essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha papel intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa ter uma ação sobre ela. Ainda que, sob certo ponto de vista se possa incluí-lo no elemento material, ele se distingue por propriedades especiais; se fosse matéria não haveria razão para que o espírito também não o fosse. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, suscetível, pelas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir uma infinita variedade de coisas das quais não conheceis senão uma pequena parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo agente que o espírito utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a gravidade lhe dá.

- Esse fluido seria o que designamos sob o nome de eletricidade?