O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXIX 844

contra todo o mundo. Os médiuns obsidiados que não querem com isso convir, assemelham-se a esses doentes que se iludem sobre a sua saúde, e se perdem por falta de se submeterem a um regime salutar.

330. O que uma reunião séria deve se propor, é afastar os Espíritos mentirosos; estaria em erro se se acreditasse ao abrigo, pelo seu objetivo e pela qualidade dos seus médiuns; a isso não chegará senão quando estiver ela mesma nas condições favoráveis.

Para se compreender bem o que se passa nessa circunstâncias, pedimos dignar-se reflerir-se ao que dissemos mais atrás no nº 231, sobre a Influência do meio. É preciso imaginar cada indivíduo como cercado de um certo número de companheiros invisíveis que se identificam com seu caráter, seus gostos e suas tendências; pois, toda pessoa que entra em uma reunião, conduz consigo Espíritos que lhe são simpáticos. Segundo seu número e sua natureza, esses acólitos podem exercer, sobre a assembléia e sobre as comunicações, uma influência boa ou má. Uma reunião perfeita seria aquela na qual todos os membros, animados por um igual amor ao bem, não conduzissem com eles senão bons Espíritos; na ausência da perfeição, a melhor será aquela onde o bem se impusesse sobre o mal. Isso é muito lógico para que seja necessário insistir.

331. Uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são as resultantes de todas as dos seus membros, e formam como um feixe; ora, esse feixe terá tanto mais força quanto for mais homogêneo. Se se compreende bem o que foi dito (nº 282, pergunta 5) sobre a maneira pela qual os Espíritos são advertidos de nosso chamado, compreender-se-á, facilmente, a força da associação do pensamento dos assistentes. Se o Espírito, de alguma sorte, é atingido pelo pensamento como o somos pela voz, vinte pessoas, unindo-se em uma mesma intenção, terão necessariamente mais força do que uma sozinha; mas, para que todos esses pensamentos concorram para o mesmo objetivo, é preciso que vibrem em uníssono; que se confun-