O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXIX 845

dam, por assim dizer, num só, o que não pode ocorrer sem o recolhimento.

Por outro lado, o Espírito, chegando a um meio completamente simpático, nele fica mais à vontade; não encontrando aí senão amigos, vem com mais boa vontade e mais disposto a responder. Quem tenha seguido com alguma atenção as manifestações espíritas inteligentes, pôde ter se convencido dessa verdade. Se os pensamentos são divergentes, disso resulta um choque de idéias desagradáveis para o Espírito e, por conseqüência, nocivo à manifestação. Ocorre o mesmo com um homem que deva falar em uma assembléia, se sente que todos os pensamentos lhe são simpáticos e benevolentes, a impressão que recebe reage sobre as suas próprias idéias e lhe dá mais inspiração; a unanimidade desse concurso exerce sobre ele uma espécie de ação magnética que decuplica seus meios, ao passo que a indiferença ou a hostilidade o perturba e o paralisa; é assim que os atores são eletrizados pelos aplausos; ora, os Espíritos, bem mais impressionáveis do que os humanos, devem sentir bem mais ainda a influência do meio.

Toda reunião espírita deve, pois, tender à maior homogeneidade possível; fique bem entendido que falamos daquelas que querem alcançar resultados sérios e verdadeiramente úteis; se se quer simplesmente obter comunicações mesmo assim, sem se inquietar com a qualidade daqueles que as dão, é evidente que todas essas preocupações não são necessárias, mas então não se pode queixar da qualidade do produto.

332. O recolhimento e a comunhão de pensamentos sendo as condições essenciais de toda reunião séria, compreende-se que o maior número de assistentes deve ser uma das causas, as mais contrárias, à homogeneidade. Não há, certamente, nenhum limite absoluto a esse número, e se concebe que cem pessoas, suficientemente recolhidas e atentas, estarão em condições melhores do que dez que estivessem distraídas e barulhentas; mas é evidente também que quanto maior é o número, mais essas condições são difíceis de serem preenchidas. Aliás, é um fato provado