O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXX 865

CAPÍTULO III – Das sessões

Artigo 17 – As sessões da Sociedade têm lugar todas às sextas-feiras, às oito horas da noite, salvo modificação, se ocorrer.

As sessões são particulares ou gerais; jamais são públicas.

Toda pessoa que faça parte da Sociedade, a um título qualquer, deve, a cada sessão, apor seu nome em uma lista de presença.

Artigo 18 – O silêncio e o recolhimento são rigorosamente exigidos durante as sessões, e principalmente durante os estudos. Ninguém pode tomar a palavra, sem que a tenha obtido do Presidente.

Todas as perguntas dirigidas aos Espíritos devem sê-lo por intermédio do Presidente, que pode se recusar a formulá-las, segundo as circunstâncias.

São notadamente interditadas todas as perguntas fúteis, de interesse pessoal, de pura curiosidade, ou feitas com vistas a submeter os Espíritos a provas, assim como todas as que não tenham um objetivo de utilidade geral, do ponto de vista dos estudos.

São igualmente interditadas todas as discussões que se afastam do objeto especial do qual se ocupa.

Artigo 19 – Todo membro tem o direito de pedir a chamada à ordem contra quem se afaste das conveniências na discussão, ou perturbe as sessões de um modo qualquer. A advertência é imediatamente colocada em votação; se adotada, é inscrita na ata.

Três chamadas à ordem, no espaço de um ano, levam de direito à eliminação do membro que nelas houver incorrido, qualquer que seja a sua categoria.

Artigo 20 – Nenhuma comunicação espírita obtida fora da Sociedade pode ser lida antes de ser submetida, seja ao Presidente, seja à Comissão, que podem admiti-la ou recusar-lhe a leitura.

Uma cópia de toda comunicação estranha, cuja leitura tiver sido autorizada, deve ficar depositada nos arquivos.

Todas as comunicações obtidas durante as sessões pertencem à Sociedade; os médiuns que as escreveram podem delas tirar cópia.

Artigo 21 – As sessões particulares são reservadas aos membros da Sociedade; ocorrem na primeira, terceira e, se houver, na quinta sexta-feira de cada mês.

A Sociedade reserva para as sessões particulares todas