O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO XXXI 874

pessoas que perderam parentes e amigos; saber que são felizes, que se pode comunicar com eles, é uma felicidade.

Marchai, pois, para adiante; cumpri a missão que Deus vos dá, e vos será contada no dia em que comparecerdes diante do Todo-Poderoso.

Channing.

IX

Venho eu, teu Salvador e teu juiz; venho, como outrora, entre os filhos transviados de Israel; venho trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar aos materialistas que, acima deles, reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande que faz germinar a planta e que levanta as ondas. Revelei a doutrina divina; como um ceifeiro, uni em feixes o bem esparso na Humanidade, e disse: Vinde a mim, todos vós que sofreis!

Mas os homens ingratos se afastaram do caminho reto e amplo que conduz ao reino de meu Pai, dispersos nos ásperos atalhos da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana; ele quer, não mais por meio dos profetas, não mais por meio dos apóstolos, quer que vos ajudando uns aos outros, mortos e vivos, quer dizer, mortos segundo a carne, porque a morte não existe, vos socorrais, e que a voz daqueles que já não existem se faça ouvir ainda para vos gritar: Rogai e crede! porque a morte é a ressurreição, e a vida, a prova escolhida, durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer, se desenvolverem como o cedro.

Crede nas vozes que vos respondem: são as próprias almas daqueles que evocais. Não me comunico, senão raramente; meus amigos, aqueles que assistiram à minha vida e à minha morte são os intérpretes divinos das vontades de meu Pai.

Homens fracos que credes no erro de vossas obscuras inteligências, não apagueis a tocha que a clemên-