O LIVRO DOS ESPÍRITOS - LIVRO I - CAPÍTULO III - CRIAÇÃO 89

- Isso é exato; mas o que é absurdo é crer-se em sua influência. Quero dizer, a influência que vulgarmente se lhe atribui; porque todos os corpos celestes têm sua parte de influência em certos fenômenos físicos.

41 - Um mundo completamente formado pode desaparecer e a matéria que o compõe disseminar-se de novo no espaço?

- Sim. Deus renova os mundos como renova os seres vivos.

42 - Poderemos conhecer a duração da formação dos mundos: da Terra; por exemplo?

- Nada te posso dizer a respeito, porque só o Criador o sabe, e bem louco seria quem pretendesse saber ou conhecer o número de séculos dessa formação. 

FORMAÇÃO DOS SERES VIVOS. 

43 - Quando a Terra começou a ser povoada?

- No começo, tudo era caos; os elementos estavam em confusão. Pouco a pouco, cada coisa tomou o seu lugar; então, pareceram os seres vivos apropriados ao estado do globo.

44 - De onde vieram os seres que vivem sobre a Terra?

- A Terra continha os germes que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram desde que cessou a força que os mantinha afastados, e eles formaram os germes de todos os seres vivos. Os germes estiveram em estado latente e inerte, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício para a eclosão de cada espécie; então, os seres de cada espécie se reuniram e se multiplicaram.

45 - Onde estavam os elementos orgânicos antes da formação da Terra?

- Eles estavam, por assim dizer, em estado de fluido pelo espaço, entre os Espíritos, ou em outros planetas, esperando a criação da Terra para começar uma nova existência sobre um novo globo.

A química nos mostra as moléculas dos corpos inorgânicos unindo-se para formarem cristais de uma regularidade constante,