O LIVRO DOS ESPÍRITOS - LIVRO I - CAPÍTULO III - CRIAÇÃO 90

segundo cada espécie, desde que estejam nas condições desejadas. A menor perturbação nessas condições basta para impedir a reunião dos elementos, ou, pelo menos, a disposição  regular  que constitui o cristal. Por que não ocorreria o mesmo com os elementos orgânicos? Conservamos durante anos sementes de plantas e de animais que não se  desenvolvem senão em uma dada temperatura e num meio propício; têm-se visto grãos de trigo germinarem depois de vários séculos. Há, portanto, nessas sementes, um princípio latente de vitalidade que aguarda  uma  circunstância favorável para  se desenvolver. O que  se  passa diariamente sob nossos olhos, não pode ter existido desde a origem do globo? Essa formação de seres vivos, partindo do caos  pela  força da própria Natureza,  diminuiu alguma coisa da grandeza de  Deus? Longe disso, ela  responde melhor à idéia que fazemos de sua força se exercendo sobre os mundos infinitos por meio de leis eternas. Essa teoria não resolve, é verdade, a questão da origem dos elementos vitais; mas Deus tem seus mistérios e pôs limites às nossas investigações.

46 - Existem, ainda, seres que nasçam espontaneamente?

- Sim, mas o germe primitivo existia já em estado latente. Sois testemunhas, todos os dias, desse fenômeno. Os tecidos dos homens e dos animais não encerram os germes de uma multidão de vermes que aguardam, para eclodir, a fermentação pútrida necessária à sua existência? É um pequeno mundo que dormita e que se cria.

47 - A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo terrestre?

- Sim, e ela veio a seu tempo; foi o que levou a se dizer que o homem foi feito do limo da Terra.

48 - Podemos conhecer a época do aparecimento do homem e dos outros seres vivos sobre a Terra?

- Não; todos os vossos cálculos são quiméricos.

49 - Se o germe da espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos do globo, por que não se formam mais, espontaneamente, os homens como na sua origem?

- O princípio das coisas está nos segredos de Deus; todavia, pode-se dizer que os homens uma vez espalhados sobre a Terra, absorveram neles os elementos necessários à sua formação para os transmitir segundo  as  leis  da  reprodução. O mesmo se deu com as diferentes espécies de seres vivos.