O LIVRO DOS ESPÍRITOS - LIVRO I - CAPÍTULO III - CRIAÇÃO 91

POVOAMENTO DA TERRA. ADÃO.

50 - A espécie humana começou por um só homem?

- Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único que povoou a Terra.

51 - Podemos saber em que época viveu Adão?

- Mais ou menos na que assinalais: aproximadamente 4000 anos antes de Cristo.

O homem, cuja tradição se conservou sob o nome de Adão, foi um dos que sobreviveram, em certo país, após alguns dos grandes cataclismos que, em épocas diversas, perturbaram a superfície do globo e veio a ser o tronco de uma das raças que hoje o povoam. As leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, constatados muito tempo antes de Cristo, tenham-se cumprido em alguns séculos, se o homem não estivesse sobre a Terra senão depois da época assinalada para a existência de Adão. Alguns consideram, e com muita razão, Adão como um mito ou uma alegoria, personificando as primeiras idades do mundo.

DIVERSIDADE DAS RAÇAS HUMANAS.

52 - De onde vêm as diferenças físicas e morais que distinguem as variedades de raças humanas sobre a Terra?

- Do clima, da vida e dos costumes. O mesmo ocorre com dois filhos da mesma mãe que, educados um longe do outro e diferentemente, não se assemelham em nada quanto ao moral.

53 - O homem nasceu sobre diversos pontos do globo?

- Sim, e em épocas diversas, e isso é uma das causas da diversidade de raças; depois os homens, em se dispersando sob diferentes climas e aliando-se a outras raças, formaram os novos tipos.

- Essas diferenças constituem espécies distintas?

- Certamente que não, todos são da mesma família; as diferentes variedades de um mesmo fruto impedem que pertençam à mesma espécie?

54 - Se a espécie humana não procede de um só, os homens devem deixar por isso de se reconhecerem como irmãos?